Cor da ágata: várias
Existe uma grande variedade de ágatas que se apresentam sob diversas formas e cores. Os Antigos atribuíam numerosas virtudes às ágatas. Os egípcios acreditavam que a ágata curava as mordeduras dos escorpiões. Na Pérsia pensava-se que a ágata desviava as tempestades.
De uma forma geral hoje em dia utiliza-se a ágata para garantir a força moral e a protecção às pessoas que a trazem consigo.
A ágata fortifica e purifica. Favorece os dotes oratórios das pessoas.
A seguir descrevemos em particular as características principais das ágatas mais conhecidas e utilizadas.
Ágata entrelaçada
Estas pedras são constituídas por diversas camadas de quartzo de diferentes cores, o que lhes dá um aspecto de laços, daí o seu nome.
É utilizada como pedra anti “stress” e anti espasmódica. Há quem defenda que meter uma ágata na boca quando se está com febre a fará baixar.
Ágata ramificada
Chama-se ramificada porque apresenta uma espécie de desenho natural que se parece com vegetação e ramificações. A pedra de Moka é uma ágata ramificada proveniente do porto de mar árabe, célebre pelo café do mesmo nome. Geralmente é verde ou encarnada.
A ágata ramificada é uma pedra de longevidade. As convicções antigas diziam que ela protege a pessoa que a use das mordeduras de serpente, do mau olhado, das vibrações negativas, e que neutraliza todos os venenos.
Esta pedra é recomendada a todas as pessoas que trabalhem em contacto com vegetais, pois favorece as relações harmoniosas com a plantas.
Por outro lado, afasta os medos nocturnos, a ansiedade, apazigua os conflitos e restabelece a paz.
Ágata de plumas
O nome desta ágata provém da plumagem encarnada que apresenta. Tem origem no sudoeste dos Estados Unidos onde é muito popular.
A ágata de plumas favorece a visualização criativa positiva. Pode ajudar-nos a imaginar, a formar mentalmente no nosso subconsciente a imagem mental que gostaríamos de ver produzida. É uma boa pedra para se trazer quando se anda À procura de emprego.
No plano da saúde tem o poder de purificar o sistema circulatório.
Ágata estrelada
Esta magnifica pedra, de cor branca, tem diversas manchas azuis que aprecem estrelas.
Ágata do Botswana
É uma ágata entrelaçada, originária de África, onde outrora era utilizada para assegurar a fertilidade e a energia sexual.
A ágata do Botswana é uma das pedras mais utilizadas para atrair a protecção. Diz-se também que ajuda a combater a agorafobia.
Ágata rendada
Esta ágata é uma pedra fossilizada, cujos tons vão do branco ao amarelo, ao rosa, ao vermelho e ao azul e cujos motivos rendados se apresentam em forma circular.
É uma pedra anti depressão, que tem o poder de levantar o moral às pessoas que a usam, reequilibrando constantemente o humor e as forças mentais.
Ágata indiana
A ágata indiana é objecto de numerosas crenças. Atribuem-se-lhe poderes de protecção no que respeita à sobrevivência da vida humana.
A ágata indiana tem um efeito curativo sobre todas as doenças, principalmente aquelas que estão relacionadas com os olhos.
As pessoas que andam pelas florestas deveriam trazer consigo esta pedra, pois ela dá a força, a coragem e a energia da sobrevivência.
Magia
Para pedir protecção
• 1 vela cinzenta
• pétalas de lis
• 1 copo de vinho branco
• 2 gotas de água de rosas
• 1 ágata
Acenda a vela cinzenta (que neutraliza as energias negativas) e enquanto ela arde, verta as gotas de água de rosas no copo de vinho branco. Depois, junte algumas pétalas de lis e a ágata. Deixe macerar durante o tempo que a vela durar, pensando naquilo que deseja como protecção.
Logo que a vela se apague, retire as pétalas de lis e ágata do copo de vinho. Bebe-o, agradecendo mentalmente aos espíritos a sua ajuda.