Ametista
Cor: púrpura e violeta
A ametista é considerada uma pedra preciosa, cujas cores variam entre o púrpura claro e o violeta. Este quartzo cristalino encontra-se entre as pedras deitadas pelos vulcões. Contém traços de ferro, o que lhe confere tons violáceos.
O violeta, que é a sua principal cor, significa “muito santo”. Por esta razão se fizeram no passado utilizações religiosas desta pedra, algumas das quais ainda chegaram aos nossos dias. Para os judeus, a ametista era um símbolo de espiritualidade. Este símbolo é ainda hoje utilizado pela igreja católica, cujos padres usam uma ametista na mão direita como símbolo da sua dignidade eclesiástica.
A ametista foi durante muito tempo considerada um remédio milagroso pois eram-lhe atribuídas propriedades curativas em relação a diversas doenças que iam dos problemas oculares à hipoglicémia, da dislexia aos males de cabeça, às dores de costas, às perturbações hepáticas, queimaduras e mesmo males de pele.
No mundo do esoterismo a ametista é reconhecida como uma pedra com importantes propriedades psíquicas. Ajuda a controlar as dependências, como o alcoolismo, a toxicodependência ou a bulimia. Diz-se também que pode controlar os efeitos da magia negra.
A ametista favorece a serenidade de espírito. Diz-se que torna especialmente simpáticas as pessoas que a usam.
Esta pedra permite afirmar a identidade sexual e é também um bom apoio para a meditação. É necessário segurá-la com a mão esquerda para entrar em contacto com a alma e favorecer o despertar da consciência interior.
Magia
Ritual de protecção
Coloque uma ametista dentro de um copo de água na véspera de uma noite de lua cheia. No dia seguinte, mexa três ou quatro vezes com o indicador, no sentido dos ponteiros do relógio. Agarre seguidamente no copo e dê três voltas, sempre no sentido dos ponteiros do relógio, dizendo lentamente e sem parar as seguintes palavras:
Ó luz da lua
Ó poder da pedra
Envolve-me
Protege-me
Noite e dia.
Beba lentamente a água e depois retire a ametista. Deve trazer consigo esta ametista até à próxima lua cheia para assegurar protecção. Para beneficiar desta influência benéfica, este ritual deve ser repetido todos os meses.