Para preservar de morte súbita, de todos os males, assim como de desastres, de incêndios e inundações
Em nome do Pai + do Filho + do Espírito Santo.
Glorioso mártir, S. Cristóvão, nós Vos suplicamos obtende, para todos os que Vos imploram com fé o Vosso poderoso auxilio, a graça de serem protegidos de morte súbita e de todos os males e perigos imprevistos.
Livrai-nos, S. Cristóvão, dos castigos para nossos pecados, afastai de nós os incêndios, as inundações, as epidemias.
Livrai-nos, S. Cristóvão, da morte súbita, imprevista, natural, desastrosa ou violenta.
Conservai-nos no caminho da honestidade e da crença em Deus Nosso Pai.
Assim seja.
Repetir três vezes:
S. Cristóvão, rogai por nós, que Vos invocamos com inteira confiança nos Vossos méritos e poderes.
Rezar um Credo, um Pai Nosso e uma Avé Maria.
Nota:
Dia festivo: Não consta do calendário litúrgico português, mas o seu dia é popularmente festejado em muitas localidades a 25 de Julho; dia da semana: quarta-feira; cor: vermelho.
Breve biografia:
S. Cristóvão era um pagão tão alto e forte que parecia um gigante. Um dia entrou em contacto com a fé cristã e desde esse momento o seu grande desejo foi servir Cristo. Enquanto o procurava pôs-se a trabalhar como barqueiro. Um dia um menino pediu-lhe que o atravessasse para a outra margem. Quando estavam a meio do rio o menino começou a pesar demasiado e Réprobo disse-lhe: «Pesas como se levasse mundo às costas». «Levas, não só o mundo às costas, mas quem o criou», respondeu o menino, que acrescentou: «De hoje em diante chamar-te-ás Cristóvão. O portador de Cristo». São Cristóvão é o padroeiro dos condutores.