Ó miraculosa Santa Luzia, vós que merecestes de Cristo, Senhor Nosso, que cega da luz do corpo, fosses iluminada pela da Divina Graça, assiste-me com a Vossa vivificante fé para que a minha alma não seja condenada pela cegueira do erro nas trevas do pecado.
Intercedei por mim ao Bom Jesus, para que iluminada toda a minha vida pela sua divina graça, alcance enfim gozar essa perene felicidade, que ele prometeu a todos que o seguirem pelo bom caminho de sua Esposa a Santa Madre Igreja Católica Romana, que é a verdadeira luz do mundo.
Acolhei miraculosa Virgem e Mártir, este meu pedido, e sede minha intercessora, para que à hora da morte mereça gozar convosco a vivificante luz da eternidade.
Amem.
Nota:
Dia festivo: 13 de Dezembro.
Breve biografia:
Santa Luzia, filha de pais ricos, nasceu em Siracusa e ainda muito jovem ofereceu a sua virgindade a Deus, promessa que manteve em segredo. A mãe quis casá-la com um jovem, mas ela inventou todo o tipo de histórias para evitá-lo. A mãe adoeceu e ela pediu-lhe que fosse ao túmulo de Santa Águeda pedir pelas sua melhoras. A mãe assim fez e regressou curada. Luzia contou-lhe então o seu voto e a mãe, em agradecimento, libertou-a do casamento. O jovem a quem estava destinada, ao saber, denunciou-a a Diocleciano como cristã. O juiz ordenou que fosse prostituída, mas Deus imobilizou-a e o guardas não conseguiram levá-la. Morreu na prisão no ano de 304 depois de lhe terem tirado os olhos. É a padroeira dos cegos e das costureiras.