Em nome do Pai + do Filho + do Espírito Santo.
“Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”, assim falastes, Senhor Jesus Cristo, ao Vosso Apóstolo Pedro que haveria de morrer crucificado em Roma
Hoje a Vossa Igreja celebra a data do martírio de S. Pedro e S. Paulo.
Rogo-Vos pois, Meu Senhor e Meu Deus, que concedais à Vossa Igreja a graça de cumprir os preceitos de santidade e de caridade, que aqueles Vossos dois Apóstolos deixaram, seguindo o Vosso Exemplo.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
Para sempre seja louvado.
Amem.
Nota:
Dia festivo de S. Paulo: 29 de Junho; dia da semana: terça-feira; cores: azul e vermelho. S. Paulo é o padroeiro dos autores, jornalistas, imprensa, editores, viajantes e escritores.
Dia festivo de S. Pedro: 29 de Junho; dia da semana: terça-feira; cores: branco e vermelho. Padroeiro dos construtores de pontes, relojoeiros, construtores de navios e barcos, e dos lobos.
Breve biografia:
S. Pedro inicia a hierarquização da Igreja sob as palavras: «Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja». Jesus predisse que haveria de negá-lo três vezes e assim aconteceu no dia em que Jesus foi preso no Monte das Oliveiras. A negação causou-lhe grande sofrimento para o resto da vida e chorou de madrugada ao ouvir o canto do galo. Foi o primeiro bispo da cristandade na cidade de Roma. Depois da morte de Jesus dedicou toda a sua vida à oração em companhia de São Paulo na cidade de Roma, e morreram os dois no mesmo dia, durante o reinado de Heródes, a quem pediu que o crucificasse numa cruz invertida. É representado com uma chave na mão, que significa o poder de abrir as portas do céu e também ao lado de um galo por ter negado Cristo antes do amanhecer. É o padroeiro dos pescadores.