Calcedónia
Cores: verde, amarelo-acastanhado, vermelho, cinzento alternado com preto, branco, azul e castanho
Numerosas pedras, particularmente as variedades de quartzos microcristalinos são classificadas na grande família da calcedónia.
A calcedónia era reconhecida na Idade Média como trazendo muito beneficios aos seus utilizadores. Para ser eficaz devia ser usada como colar ou num anel. Tinha a reputação de proteger os viajantes, de fazer ganhar processos e de afastar os espíritos demoníacos. Permitia também conservar intactas as forças corporais e garantir a boa disposição a quem trouxesse uma calcedónia ao pescoço.
Os benefícios variam consoante a cor da calcedónia. Assim, as pedras brancas são utilizadas para favorecer a lactação na mulher ou poderão funcionar como antiséptico. Outras variedades de calcedónia servem para tratamento de febres, epilepsia e demência.
A calcedónia é um símbolo de caridade humana. É dotada de propriedades energéticas que influenciam o espirito e as emoções.
Magia
Amuleto de protecção
Tendo a reputação de proteger os viajantes, a calcedónia serve de amuleto protector para quem tem de fazer deslocações. Contudo, também pode servir de amuleto com outros fins.
Uma calcedónia com uma imagem de homem a cavalo gravada aumenta os poderes psíquicos; a que tiver gravado um deus com as mãos viradas para o céu, assegurará boa saúde e a protecção nas viagens.