AS PROPRIEDADES DOS TALISMÃS
Forças negativas
• A serpente é um símbolo muito controverso, sobretudo nas religiões cristãs, onde o consideramos muitas vezes como a incarnação do mal. Em contrapartida, em quase todas as culturas e religiões pré-cristãs, a serpente era e ainda é um símbolo sagrado do conhecimento e da sapiência. Usar um talismã com a efígie de serpente aumenta as faculdades intelectuais e protege das forças negativas e do mau olhado.
• O símbolo do pentagrama, constituído por uma estrela de cinco pontas contida num círculo, é o talismã mais forte e o mais importante do paganismo tanto nas feiticeiras como nos magos. O pentagrama representa os quatro elementos, o fogo, a água, a terra e o ar, que têm o espírito à frente. Usar este símbolo com a ponta para cima tem a propriedade de abrir o espírito aos mistérios da magia, amplificar as suas faculdades psíquicas, proteger-se de todas as forças negativas e aumentar o poder dos seus rituais e sortilégios.
• Diz-se que usar uma cabeça de flecha protege contra os inimigos, as forças negativas e até contra a inveja. Dependurar uma cabeça de flecha por cima da porta da entrada ou colocá-la debaixo do tapete protege contra os roubos e o vandalismo.
• A cruz é um dos símbolos mais antigos que existem; sabia, aliás, que há mais de 385 variedades? Embora a cruz seja o símbolo privilegiado do cristianismo, comemorando a morte de Cristo e a sua ressurreição, era largamente utilizada pelas culturas pré-cristãs como símbolo religioso e como utensílio mágico; só mais tarde, no século V da nossa era, é que simbolizou o cristianismo. Nessa perspectiva, a cruz é um símbolo forte que dispersa as forças negativas, e isto, independentemente das nossas crenças religiosas.