Fernando Bulhão Martins, que depois tomou o nome de António, nasceu em Lisboa em 15 de Agosto de 1195 e faleceu em Pádua em 13 de Junho de 1231.
Santo António estudou na Escola Catedral da Sé, em Lisboa. Continuou os estudos no Mosteiro de S. Vicente de Fora e por último terminou a sua formação académica e a preparação religiosa no Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra.
Provido de uma inteligência brilhante e de profundos conhecimentos adquiridos nas escolas portuguesas, Fernando de Bulhões, como também é conhecido Santo António, parte para o norte de África a evangelizar os infiéis. Por um feliz acaso acaba por ir parar a Pádua, e em Assis conhece S. Francisco. Este, deslumbrado com a inteligência e os profundos conhecimentos de Santo António, nunca mais o deixará partir. Santo António é nomeado Professor de Teologia, encanta pela sua pregação e fascina pelos milagres que lhe são atribuídos.
Santo Antóniosempre sob o amor de Deus, foi primeiro Agostinho e depois Franciscano. Viajou por diversos lugares de África e posteriormente dirigiu-se à Sicília para pregar a palavra de Deus. Os seus sermões eram seguidos por grande número de fiéis e tinham tal força que convertiam os hereges. Efectuou numerosos milagres entre os quais o de ressuscitar mortos. O Menino Jesus apareceu-lhe sobre a sua Bíblia e quando morreu foi construída uma igreja para o consagrar. Ao fazerem a trasladação dos restos encontraram-lhe a língua intacta. É o protector dos feirantes.