Menino Jesus
(Jacob Wit, 1726)
A Mensagem de Fátima
A mensagem de Fátima é escola espiritual de salvação e reparação pelos pecados próprios e alheios.
Foi aberta e apresentada, na sua essência, pelo Anjo da Paz, desenvolvida em toda a sua exigência por Nossa Senhora e praticada, de maneira heróica, pelos três Pastorinhos.
Hoje, esta sublime doutrina é vivida por inúmeras almas que procuram alcançar a meta que é o céu.
Formam o conteúdo da Mensagem:
— A Consagração e Reparação ao Coração Imaculado de Maria.
— A oração contínua — recitação diária do terço.
— O sacrifício — principalmente no fiel cumprimento do dever quotidiano.
Francisco e Jacinta levaram com eles o grande segredo de Fátima. A 31 de Agosto de 1941, Lúcia, obedecendo às autoridades eclesiásticas, revelou duas das três partes do segredo:
O primeiro segredo revelado
Seremos castigados por Deus, devido aos nossos pecados. Neste mundo terreno, com guerras horríveis (precedida por luz misteriosa), fome, perseguição religiosa, erros espalhados pelo mundo fora pela Rússia e várias nações aniquiladas. Na outra vida, os castigos virão através de suplícios do inferno
O segundo segredo revelado
Existem meios de evitar esses castigos. Consistem na devoção do Imaculado Coração de Maria e a consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria.
O terceiro segredo ainda não foi revelado
A terceira parte do segredo não foi divulgada ao público. Lúcia escreveu-o entre 22 de Dezembro de 1943 e 9 de Janeiro de 1944, tendo-o entregue ao então Bispo de Leiria (Fátima) a 17 de Junho de 1944, tendo sido enviado para o Vaticano em 1957. Os Papas João XXIII, Paulo VI, João Paulo I e João Paulo II leram-no, mas nenhum achou prudente, até hoje, dá-lo a conhecer, apesar de ter sido anunciado que seria divulgado em 1960, o que não aconteceu.
A imagem (ou ícone, para os mais descrentes) que resume a mensagem de Fátima é o Coração Imaculado de Maria. O coração exprime o amor e desvelo de Maria — e, portanto, de Deus — para com os homens. Imaculado exprime a sua condição de «cheia de graça», de criatura plenamente integrada na filiação divina.
As orações das Aparições em Fátima
As orações ensinadas pelo Anjo e por Nossa Senhora em Fátima, assim como a Consagração, ajudam cada alma a viver e a aprofundar o espírito da reparação.
Orações do Anjo
Primeira oração
«Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam.»
Nota:
Esta primeira oração foi dita aos pastorinhos nas duas primeiras Aparições do Anjo, na Primavera e Verão de 1916, tendo-lhes sido dito da primeira vez: «Não tenhais medo. Eu sou o Anjo da Paz. Rezai comigo.»
Depois de repetir três vezes a oração, disse-lhes: «Rezai assim. Os Corações de Jesus e de Maria estão atentos à vossas súplicas.».
Na segunda Aparição insistiu para que os pastorinhos rezassem a oração que lhes ensinara, dizendo-lhes que assim atrairiam a paz a para Portugal.
Segunda oração
«Santíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os Sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobre pecadores.»
Nota: Esta oração foi ensinada aos pastorinhos na terceira e última Aparição do Anjo, nos primeiros dias de Outubro de 1916. O Anjo trazia um cálice com uma hóstia por cima, donde caíam gotas de sangue para o cálice. Deixando o cálice e a hóstia suspensos no ar, o Anjo prostrou-se e repetiu por três vezes a segunda oração, acima descrita. Levantando-se, o Anjo tomou o cálice e a hóstia e deu-lhes a tomar o seu conteúdo, insistindo uma vez mais para que rezassem e fizessem muitos sacrifícios.