Ó minha boa Mãe, Mestra e Rainha, Maria Santíssima, recebei?me no número daqueles que amais, santificais, e encaminhais na escola de Jesus Cristo, Divino Mestre.
Penetrando na mente de Deus, Vós sabeis, Senhora, quais são os filhos que Ele chama, e é para eles que Vós tendes súplicas, graças, carinhos e luzes especiais.
Desde a Incarnação à gloriosa Ascensão, foi a Vós que o meu Divino Mestre, Jesus Cristo, totalmente Se confiou, e isto é para mim exemplo, doutrina e graça inefável.
Por isso me entrego plenamente em vossas mãos.
Obtende?me a graça de conhecer, imitar e amar cada vez mais o Divino Mestre, Jesus, Caminho, Verdade e Vida. Apresentai?me Vós mesma em Sua presença, pois sou indigno pecador, nem tenho outro valimento para ser admitido em Sua escola senão a vossa amorosa recomendação.
Iluminai o meu espírito, fortificai a minha vontade, santificai o meu coração durante este ano de meu trabalho espiritual, a fim de que possa aproveitar?me das Suas infinitas misericórdias e chegar a bom termo: «Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim».
(Oração do Padre José Augusto Alves de Sousa, S.J., que consta do livro «O Pão da Vida», editado por Paulinas (Instituto Missionário das Filhas de São Paulo), Lisboa, 1996.