Quando não se souber de que enfermidade padece o doente, reza-se esta oração, que é de comprovada eficácia. Terminada, devem ser rezados, de joelhos, o Credo e uma Salvé Rainha à Nossa Senhora. Sobre o enfermo, deve ser espargida água benta.
Eu (o nome do que reza), com a ajuda do Dr. Sousa Martins, como criatura de Deus, feito à sua semelhança e com o seu sangue redimido, ponho preceito aos teus padecimentos… (o nome do doente), assim como Jesus Cristo aos enfermos da Terra Santa e aos paralíticos de Sidónia; pois assim eu vos peço, Senhor meu Jesus Cristo, que vos compadeçais deste vosso servo e não o deixeis, Senhor, sofrer mais tribulações da vida. Lançai sobre este vosso servo a vossa santíssima bênção, e eu direi, com autoridade do teu e meu Senhor, que desapareçam todos os teus grandes padecimentos.
Amabilíssimo Senhor Jesus, verdadeiro Deus, que do seio do Eterno Pai Omnipotente fostes mandado ao mundo para absolver os pecados, absolvei, Senhor, os que esta miserável criatura tiver cometido; vós, que fostes mandado ao mundo para remir os aflitos, soltar os encarcerados, congregar vagabundos, conduzir para sua pátria os peregrinos, fazei com que este enfermo encontre o caminho da salvação e da saúde, porque ele está verdadeiramente arrependido.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Amem.