Em nome do Pai + do Filho + do Espírito Santo.
Saúde dos enfermos, rogai por nós.
Refúgio dos pecadores, rogai por nós.
Consoladora dos aflitos, rogai por nós.
Rezar uma Avé Maria.
Nossa Senhora do Monte Carmelo, Amantíssima Mãe do Divino Jesus, que vos dignastes fazer do Monte Carmelo, na Terra Santa, um local santificado para a manifestação de Vosso celestial poder, sede propícia às minhas preces, ajudai-me na luta contra o Pecado, ajudai-me a me tornar digno da Clemência de Vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo.
Nossa Senhora, advogada dos aflitos, lançai o Vosso olhar sobre as almas sofredoras no outro mundo e sobre a alma de Fulano (dizer aqui o nome da pessoa falecida).
Amparai-o com a vossa Infinita bondade, rogai a Deus Pai, Todo Poderoso, a Deus Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, a Deus Espírito Santo, pelo perdão de seus pecados de suas faltas e conduzi a sua alma, talvez ainda sofredora, à luz eterna, à celestial mãe de Deus, dos Anjos, dos Santos, dos Patriarcas, dos Apóstolos, dos Mártires, das almas que se mantiveram firmes na fé em Vosso Amado Filho Nosso Senhor Jesus Cristo.
Senhora do Carmo, ouvi o meu apelo: «Do abismo clamei a Ti, Senhor. Senhor, ouvi a minha oração».
Nossa Senhora do Carmo, rogai, por Fulano.
Nossa Senhora do Carmo, Intercedei por Fulano.
Nossa Senhora do Carmo, protegei Fulano.
Repetir três vezes.
Ó Maria Concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Rezar um Pai Nosso, três Avé Marias e uma Salvé Rainha.
NOSSA SENHORA DO CARMO
HISTÓRIA: O nome «Carmo» tem a sua origem em «Carmelo», um monte situado na povoação costeira de Haifa, a norte de Israel, na zona da Galileia. Em hebraico, este nome significa «jardim», e em latim «poesia». Na Bíblia, o monte Carmelo é descrito como um lugar de grande beleza. Diz-se que ali eram adorados vários deuses pagãos, como Baal, a quem eram sacrificados animais. Um dia, durante a prática deste ritual, uma nuvem pequena como a palma de uma mão veio do mar, e de repente o céu escureceu e uma chuva abundante começou a cair. Os escritores do século XIV associam a este evento o aparecimento da Virgem, embora esta só aparecesse no reino dos humanos 500 anos depois. Alguns autores referem que Nossa Senhora trazia já no colo aquele que havia de se tornar o salvador do mundo, Jesus, e que à sua volta, entre as nuvens, estavam presentes seres angélicos. A partir dessa altura, muitos profetas passaram a visitar o Monte Carmelo como local de culto. Em meados do século XII, um grupo de devotos da Terra Santa decidiu instalar-se no vale mais próximo, escolhendo como patrona a Virgem Maria. Esses fieis ali construíram a primeira igreja dedicada a Nossa Senhora do Carmo. Nesse mosteiro foi criada uma forma de culto mariano; os devotos viviam em comunidade, dando origem à Ordem das Carmelitas. Marcada por grande espiritualidade, a vida das carmelitas obedecia às regras da castidade, pobreza, oração, jejum e silêncio.
FESTA: 16 de Julho
LENDA: A história conta que Simón Stock era um grande devoto da Virgem e pedia privilégios para a sua ordem religiosa. Depois de muitas súplicas, a Virgem apareceu-lhe e falou com ele, transmitindo-lhe várias mensagens. Alguns estudiosos pensam que se trata de uma simples lenda acrescentada às múltiplas narrações épicas da vida dos Santos utilizadas para aumentar a fé das pessoas.
NASCIMENTO: Apenas existe o registo da data da entrega do escapulário da Virgem a Simón Stock, a 16 de Julho de 1251
PROTECÇÃO: Contra assaltantes, pessoas negativas, contra os sentimentos de orgulho e o desejo de poder. A Virgem é invocada sempre que é preciso assumir uma atitude de humildade e modéstia, e também quando se baptiza uma criança.
PROFISSÕES A QUE PRESIDE: Floristas, educadores, professores, todas as profissões ligadas ao mar (protege dos naufrágios e das tempestades); ajuda ainda a encontrar pessoas desaparecidas.
REPRESENTAÇÃO: Nossa Senhora do Carmo surge entre as nuvens, com o menino ao colo e protegida pelos Anjos
ORAÇÃO: «Deus grande e santo, que desde a Antiga Aliança nos quisestes assinalar no Monte Carmelo a Vossa presença pela voz dos santos profetas, sabemos que na Nova Aliança nos escolheste como Vosso elo de contemplação. Iremos ao Vosso santuário em nome de Maria, Virgem e Mãe, e Te pedimos que, por sua intercessão, nos possais conceder a Vossa presença e o Vosso amor. Deus te salve, Nossa Senhora do Carmo, Virgem contemplativa, noiva belíssima. Derrama sobre nós uma chuva abundante de graças. Guia-nos através das tempestades desta vida, Ó Estrela e Rainha do Mar! Ensina-nos a rezar e a contemplar, Mãe formosa do Carmelo, e mostra-nos Jesus, o fruto do teu bendito ventre. Amen.»