Sinal da Cruz.
A vós, S. José que por Deus fostes, milagrosamente, escolhido para esposo da Virgem Maria, eu imploro auxilio nas atribulações.
Pelo sagrado laço do matrimónio Vos unistes à Virgem Imaculada, Mãe de Deus, e à Nossa Senhora como ao Menino Deus, dedicastes o Vosso amor constante, a Vossa fidelidade, sendo o exemplo do verdadeiro esposo e do dedicado pai de família, por todos séculos passados e futuros.
Ó guardião da Sagrada Família, sede também nosso protector. Inspirai ao meu marido (dizer o nome do esposo), aos meus filhos (mencionar os nomes dos filhos), a todos os membros de nossa família, genros; noras, netos, o respeito a Deus, a prática das virtudes cristãs, a amizade entre todos, para que nossa família, unida e pacífica possa merecer as bênçãos de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Glorioso S. José, Esposo de Maria, sede vigilante em torno de nós, intercedendo Junto ao Altíssimo Deus para que todos nós vivamos em paz, na observância das preces do Senhor.
Inspirai a todos nós a amizade recíproca, o sentimento do dever, o procedimento leal de uns para com os outros e fortificai-nos no amor a Jesus, que nasceu e padeceu para a salvação da humanidade.
Sola o nosso guarda, o nosso guia, o nosso conselheiro e o nosso exemplo. Para proteger a Virgem Maria e o Menino Jesus contra a perseguição de Heródes, guiastes, conduzistes a Vossa Sagrada Família ao refúgio no Egipto.
Para que todos os de minha família possamos cumprir os mandamentos da lei de Deus, protegei-nos contra os embustes do demónio, contra os nossos inimigos, contra as adversidades, as doenças e todos os males, que não sejam permitidos por Deus.
Protegei-nos, Casto Esposo da Virgem Maria, a fim de podermos viver santamente, até quando Deus nos chamar para a Bem-aventurança eterna.
Assim seja.
Nota:
Dia festivo: 19 de Março; dia da semana: domingo; cor: amarelo.
Padroeiro da Bélgica, Canadá, Perú, dos carpinteiros e dos pioneiros.