Santa Bárbara Bendita
que estais no céu escrita
com papel e água benta
para abrandar esta tormenta
Nota:
Esta oração popular, que é uma tentativa de versejar com rima, foi pacientemente ditada por uma simpática e idosa senhora, no Centro de Dia de Queluz.
Dia festivo: Não consta do calendário litúrgico português, mas o seu dia é popularmente festejado em muitas localidades a 4 de Dezembro; dia da semana: sábado; cor: vermelho.
Breve biografia:
Diz-se que Santa Bárbara era filha de Dióscoro, um homem pagão e de grande riqueza, cioso de sua filha. Por esta razão, mandou construir uma torre para que Bárbara vivesse nela sem que ninguém tivesse acesso à sua pessoa, excepto ele próprio. Aproveitando uma viagem que o pai fez, Bárbara mandou fazer três janelas. Quando o pai soube que as três janelas simbolizavam a Santíssima Trindade irritou-se tanto que quis matá-la. Bárbara conseguiu escapar, mas o pai voltou a prendê-la e entregou-a ao juiz que ordenou que a torturassem brutalmente. Por fim foi o próprio pai que lhe cortou a cabeça. É invocada contra os raios, as tempestades e as trovoadas. É a padroeira dos mineiros e da Artilharia do exército.