OS SÍMBOLOS MÁGICOS
Os símbolos têm uma importância especial na tradição popular, símbolos esses que, aliás, continuamos a utilizar normalmente nos nossos dias, mesmo se ignoramos a verdadeira representação, o verdadeiro significado. Por exemplo, o que significa o círculo nesta tradição? e uma cruz com um círculo à volta? ou uma corrente?
Eis portanto o significado de vários símbolos geométricos que já viu provavelmente em diferentes obras e em jóias.
8 deitado
Simboliza a eternidade, o equilíbrio dinâmico entre a força solar e a lunar. Também simboliza o infinito.
Círculo
Simboliza a eternidade, o todo, a realização. Também representa a espiritualidade, a unidade com o cosmos, com o universo. É igualmente a marca do Zen.
Corrente
Simboliza a continuidade, a ligação entre o passado, o presente e o futuro. Também representa o símbolo da interdependência entre tudo o que está vivo.
Cruz
Simboliza a protecção. Também representa os quatro elementos e demonstra a união e a oposição entre estes últimos.
Cruz com um círculo à volta
Simboliza a vida física e a sua harmonia com a vida espiritual. Também representa a união da terra com o mundo espiritual.
Espiral
Simboliza a evolução, o crescimento e o progresso. Também representa a onda de energia que atravessa o cosmos e os seres vivos.
Estrela de cinco pontas (pentagrama)
Simboliza a união dos quatro elementos com o elemento do espírito. Também representa o homem, símbolo da união sinergética no cosmos.
Estrela de seis pontas (Estrela de David)
Simboliza a união dos opostos e o equilíbrio harmonioso. Também é o símbolo das forças criadoras.
Quadrado
Simboliza a estabilidade, a fundação do lar. Também representa o mundo material e a segurança material.
Triângulo
Simboliza a tríade energia, matéria e espaço. Também representa a energia criadora do homem quando concentra as forças do seu corpo, do seu intelecto e da sua espiritualidade.
OS TALISMÃS TRADICIONAIS DE ERVAS
Os talismãs tradicionais resumem-se muitas vezes a saquinhos de algodão ou de seda cheios de ervas secas e usadas pela pessoa que as consagrou.