Topázio
Co – incolor, amarelo, rosa, azul, avermelhado
Associa-se geralmente o topázio à cor amarela, mas também pode ser incolor e apresentar outras colorações. Em joalharia, só a variedade amarela é considerada como topázio, mas das outras variedades também se fazem verdadeiras jóias.
Na Idade Média pensava-se que bastava andar com um topázio na boca para se ficar imunizado contra a peste.
Os católicos associavam esta pedra ao conhecimento. Era também a pedra da invisibilidade que tornava a pessoa invisivel quando a trazia na mão esquerda.
Para os egípicios simbolizava Ra, deus do sol; trazida ao pescoço fortalecia a inteligência e trazida no dedo protegia contra uma morte prematura.
O topázio amarelo serve para tratar todas as doenças associadas ao fígado. Exerce também uma acção benfeitora sobre os sistema nervoso, a asma e a gota.
Independentemente da cor, o topázio possui virtudes calmantes e adstringentes; abre o apetite, faz despertar as faculdades intelectuais e ajuda a formular projectos.
Para favorecer a concentração e a memória deve-se trazer no braço uma pulseira com um topázio. O topázio afasta a tentação da luxúria, pois modera as paixões.
É a pedra da vida, da claridade, da infalibilidade.
Combate a melancolia, favorece os sonhos agradáveis e atrai a amizade, a riqueza e a protecção.
Magia
Tisana para a memória
• 1 vela amarela
• incenso de musgo
• algumas folhas de menta
• alguns grãos de aipo
• 1 topázio
Acenda a vela e o incenso. Numa chávena grande ou num bule coloque o topázio, as folhas de menta e os grãos de aipo. Junte então uma chávena de água fervente, pronunciando as seguintes palavras:
Que a menta, o aipo e o topázio
Me façam lembrar
Tudo aquilo que preciso de lembrar
A fim de conseguir o sucesso.
Assim seja.
Deixe ficar em infusão durante 10 minutos. Junte um pouco de mel, se desejar e beba lentamente. Faça esta tisana cada vez que a sua memória for posta à prova.