As aplicações mágicas da arruda são variadíssimas e infalíveis. Algumas das mais conhecidas aqui ficam, sob a forma de pequenas mágicas simples e eficazes feitas segundo as normas da tradição.
• Para combater todos os feitiços ponha dentro de uma garrafa de vidro pequena três alfinetes, um punhado de sal, nove cascas de limão e nove folhas secas de arruda. Coloque a garrafa na janela do seu quarto durante três noites e no dia seguinte atire-a ao mar ou a um rio.
• Para afastar uma pessoa que interfere na sua vida ponha sobre a foto dessa pessoa dois ramos de arruda cruzados e assim neutralizará os seus poderes maléficos.
• Para ter sorte no amor faça um unguento com essência de arruda, misturando-a com o seu perfume habitual. Ferva o líquido e depois guarde-o num frasco pequeno. Sempre que for encontrar-se com aquela pessoa que deseja conquistar use este unguento no pulso esquerdo e sobre o coração.
• Para limpar um estabelecimento ou uma loja encha um alguidar com dez litros de água, um fio de azeite e sete ramos de arruda. Deixe durante a noite ao relento (em noite de lua cheia). No dia seguinte, lave o solo e as portas do seu estabelecimento com o líquido obtido. Obterá melhores resultados, uma vez que todas as energias negativas são afastadas.
• Para acabar com as enxaquecas ponha sobre a testa seis folhas de arruda e mastigue uma folha. Depressa se sentirá aliviada(o).
• Para curar alguém, faça um boneco de pano verde e encha-o com folhas de arruda. Lá dentro, ponha a fotografia da pessoa que ele representa. Coloque esse boneco debaixo da cama do doente durante uma semana. Passado esse tempo, queime-o. Com ele irá a doença.
• As bruxas da Idade Média usavam a arruda para ver o futuro, confeccionando uma almofada de linho branco e enchendo-a com folhas e sementes de arruda. Esta almofada abre a mente aos sonhos premonitórios.