Berilo
Cor: incolor, branco, amarelado, rosa, verde, azul
O berilo é uma jóia que é composta por silicato de alumínio e de berilo e que se encontra na Califórnia, na Colômbia e na Índia. Existem diversas variedades que têm a mesma composição química de base mas que são classificadas e conhecidas por nomes diferentes.
Na Antiguidade o berilo era reconhecido pelas suas propriedades mágicas. Esta pedra era utilizada para invocar os espíritos. Na Idade Média acreditava-se que bebendo água onde tivesse estado mergulhado um berilo se preveniam os males oculares.
No plano físico atribuem-se ao berilo propriedades terapêuticas para os males de estômago, náuseas, obesidade, inflamações da garganta, doenças do fígado e diarreias.
Também exerce influência sobre o sistema imunitário, aumentando as suas defesas, favorecendo o crescimento das unhas e aliviando as dores artríticas. Combate igualmente os estados depressivos.
Os berilos simbolizam a calma, a sorte e a pureza. Agudizam a sensibilidade intelectual. Aumentam os poderes de clarividência, sendo por isso o material ideal para as bolas de cristal.
Magia
A pedra que dá a felicidade
Esta pedra será benéfica em função da figura animal que nela for gravada.
Para atrair riqueza, grave um cão e para pôr termo a conflitos de amizade, amor e familiares, grave uma rã. Para se tornar uma pessoa apreciada pelos outros grave um gato.
Para surtir efeito, esta pedra deve andar sempre connosco.