AS PROPRIEDADES DOS TALISMÃS
Mau olhado
• A serpente é um símbolo muito controverso, sobretudo nas religiões cristãs, onde o consideramos muitas vezes como a incarnação do mal. Em contrapartida, em quase todas as culturas e religiões pré-cristãs, a serpente era e ainda é um símbolo sagrado do conhecimento e da sapiência. Usar um talismã com a efígie de serpente aumenta as faculdades intelectuais e protege das forças negativas e do mau olhado.
• A flecha é um talismã muito antigo, que encontramos em todas as culturas. Este símbolo protege contra a doença e contra o mau olhado. Ainda hoje, a flecha é realizada em prata e usada num fio ao pescoço. Também lembramos que, nos tempos antigos, pensava-se que uma flecha que tinha sido retirada de um corpo humano podia atrair o amor.
• O falo é um símbolo muito antigo de virilidade e de fertilidade, do qual encontramos exemplos um pouco por todo o lado no mundo. Na maioria das culturas, usar este tipo de talismã aumenta a virilidade e o magnetismo sexual nos homens. Nos gregos e nos romanos da Antiguidade, este talismã servia para afastar o mau olhado. Nas regiões africana, as mulheres que desejam engravidar facilmente usam-no durante dez dias consecutivos antes de fazer amor. A seguir, retiram o talismã até ao momento em que desejam novamente engravidar.